Lisboa romana como nunca a viu: Documentário "Fundeadouro Romano em Olisipo, o porto de Lisboa em época romana” exibido na Casa das Historias Paula Rego

Por CASCAIS24

11.03.2017


O documentário «Fundeadouro Romano em Olisipo, o porto de Lisboa em época romana» vai ser exibido no próximo dia 14 de março, pelas 16h30, no auditório da Casa das Historias Paula Rego (Av. da República, 300 / Cascais), numa iniciativa promovida pelo Agrupamento de Escolas de Cascais / Escola Básica Professor António Pereira. 


O filme em formato HD (Alta Definição), com cerca de 50 minutos de duração, dá a conhecer de forma inédita o aspecto urbanístico de Olisipo, a Lisboa de há quase dois mil anos. O documentário permite descobrir a cidade como nunca a viu através de uma recriação arqueológica virtual 3D da autoria de César Figueiredo. 



Apresentando como fio condutor uma campanha arqueológica realizada na Praça D. Luís I, que revelou um fundeadouro da época romana, o filme convida o espectador a mergulhar numa história do Império Romano, com paragem obrigatória na “capital” portuária da província da Lusitânia. 


Há milhares de anos, Olisipo seria já uma cidade marítima aberta ao império e um dos mais importantes portos de toda a fachada Atlântica, ligando o Mediterrâneo ao norte da Europa, o que permitia abastecer os exércitos de Roma estacionados na Britânia e na Germânia Inferior. 





O documentário, uma produção independente de Raul Losada, conta com depoimentos dos arqueólogos envolvidos nesta importante descoberta arqueológica e oferece uma abordagem global da cidade romana de Olisipo. Uma viagem única, com quase dois mil anos, cujo ingresso é gratuito, mediante reserva, que pode ser feita através do E-mail: paula.nunes@aecascais.pt. Para mais informações, os interessados podem contactar para o telefone 214 826 970.










MULTIMÉDIA: Veja aqui excertos do documentário de Raul Losada

Comentários

Mais procuradas

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem