Cascais Jazz reabre no fim de semana


pós duas semanas encerrado, devido a uma derrocada de parte do teto e a uma inundação, causadas por uma obra a decorrer num estabelecimento contíguo, o Cascais Jazz Club reabre este fim- de- semana e volta a trazer grandes nomes do meio jazzístico.


O arranque é esta sexta-feira com o Humberto Araújo 4TETO – com o renomado músico do cenário artístico brasileiro, Humberto Araújo (sax alto), Luiz Antonio Gomes (piano), Walter Areias (contrabaixo) e Zézinho Gotelipe (bateria).


O quarteto apresenta o frescor de uma “bossa” ainda muito pouco explorada: falamos de um samba carioca suburbano oriundo das velhas gafieiras marcado pelo samba-choro-jazz-bossa nova de Tom Jobim, João Donato, Paulo Moura. Mistura mágica, difícil de rotular, nascida nos meados da década dos anos 1960 de forte caráter improvisativo e irresistível suingue resultado, ainda, da influência caribenha notada na obra de craques como Ed Lincoln e Eumir Deodato.


No sábado, entre as 21H30 e as 00H30, algumas das mais belas canções do Cancioneiro Americano na voz e no piano de George Esteves.


Já no domingo, das 19H00 às 23H00, um Duo nascido por iniciativa do Club, os  músicos João Ventura (piano e voz) e Rodrigo Santo (guitarra) visitam os standards de jazz, mas também alguns dos mais belos temas da Bossa Nova e da MPB



HUMBERTO ARAÚJO


Humberto Araújo é saxofonista, flautista, arranjador, compositor e produtor. Recebeu indicações ao “Latin Grammy Award”, “Prêmio da Música Brasileira”, “Prêmio TIM da Música Brasileira”, “Prêmio Rival/PETROBRAS-BR”. Premiado pela melhor trilha sonora no Festival de Cinema de Fortaleza. Foi, ainda, agraciado com Moção de Honra pelos trabalhos prestados à cultura carioca.



JOÃO VENTURA


Pianista, cantor e compositor, João deu seus primeiros passos em direção ao piano aos quatro anos. Ingressou nos estudos da música erudita aos nove, mas sempre manteve uma ligação forte com a MPB. Fez graduação e mestrado em música na UFBA e atualmente cursa o doutorado em Portugal. O maior desafio para o artista é desenvolver uma sonoridade autêntica, baseada na boa combinação entre a música popular e a música erudita. Em sua carreira, João já participou de diversos festivais ao redor do Brasil, ganhando vários prêmios, como o primeiro lugar no SESCANÇÃO 2007. Em 2013, montou o Kromosons, em Salvador, ao lado do pianista e arranjador André Magalhães. O projeto ganhou notoriedade rapidamente, num misto de canções autorais e releituras de clássicos consagrados da MPB e da World Music. O Kromosons contou com participações de diversos músicos de renome, como é o caso do baixista Michael Pipoquinha, do baterista Mokhtar Samba, das cantoras Carla Casarim, Denise Macedo e Ellen Oléria. Em 2014, Ventura lançou o Contraponto, projeto caracterizado pela fusão estilística dentro de uma mesma canção. Em menos de 6 meses de lançado, o Contraponto alcançou mais de cem mil visualizações na internet e trouxe uma nova perspetiva para a música, rompendo barreiras sonoras e criando uma produção ousada e livre de rotulações. Em 2015, o artista fez três digressões na Europa: Grécia, Itália e Suíça. Nos três países, apresentou-se tocando um misto entre os seus contrapontos, clássicos da MPB e músicas autorais.


RODRIGO SANTO


Guitarrista e compositor (guitarra elétrica e acústica)

Nascido no Rio de Janeiro em Copacabana, no quarteirão aonde nasceu a bossa nova, desde cedo foi influenciado por guitarristas como Jimi Hendrix, Mike Stern, Pat Metheny, Romero Lubambo, João Gilberto e Nelson Faria. 

Noticia relacionada

Comentários

Mais procuradas